Ações

Ações Públicas/Urbanas

O Instituto Acaia acolheu diversas demandas das famílias das crianças do Ateliê em relação à moradia, saúde, saneamento e na área jurídica. Estas ações públicas e urbanas têm o objetivo de apoiar o cumprimento de direitos dos cidadãos e buscar melhorias nas condições de vida.

Na Favela da Linha, a ausência de saneamento básico e as constantes enchentes levaram o Acaia a representar os moradores em ação que determinou que a SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo realizasse estudos de viabilidade técnica e executasse as obras de saneamento básico. Os trabalhos tiveram apoio logístico do Acaia e foram concluídos em 2009, quatro anos após o início da ação. O Instituto apoiou a criação da Associação dos Moradores da Favela da Linha e a organização e sistematização da coleta de lixo, com a instalação e manutenção de lixeiras, fornecimento de sacos de lixo e orientação sobre melhores práticas ambientais.

O Instituto Acaia acompanha a situação de instabilidade dos moradores das favelas da Linha e do Nove, que estão em área sob forte valorização imobiliária, a exemplo da ZEIS – Zona Especial de Interesse Social destinada, prioritariamente, à recuperação urbanística, à regularização fundiária e produção de habitações de interesse social, onde estão sendo construídos edifícios de alto padrão.

Apoio: Escritório de advocacia do Dr. Theotônio Monteiro de Barros e Dra. Sandra Alves Silva.


Ações na área de Saúde

  • Oficina dos Sentimentos: atendimento psicológico em grupo à crianças e adolescentes;
  • Atendimento psicológico individual e de família;
  • Encaminhamento e acompanhamento a profissionais parceiros do Acaia – Psiquiatra, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, entre outros;
  • Facilitar o trânsito entre a comunidade e a rede de saúde pública;
  • Trabalho dirigido aos jovens de prevenção de DSTs e gravidez na adolescência;
  • Cuidados básicos de saúde realizados por auxiliar de enfermagem, na sede e nos Barracos Escola.