Um lugar de Estar


O Acaia é antes de tudo
Um LUGAR DE ESTAR

No Acaia TODAS as oficinas estão
A serviço das crianças,
Do ritmo delas, do tempo delas
Das dificuldades delas,
Da evolução delas

O Acaia sabe perfeitamente da dificuldade
Destas crianças se desenvolverem
E não abre mão de ter como trabalho
Principal o desenvolvimento e fortalecimento
Das capacidades básicas do ser humano

O Acaia cria a possibilidade para que
as crianças tenham escolha
Se o Acaia criou os cursos de especialização
Foi para contemplar aqueles que conseguiram se estruturar não como meta para todos
A meta é a possibilidade de escolha

O educador do Acaia precisa
Compreender que a avaliação de seu trabalho se dá
No crescimento das crianças
O que muitas vezes não está ligado a um resultado material
O educador do Acaia tem que compreender
Que o Acaia não exclui e que
Dependendo do modo como as oficinas se organizam
Elas podem na sua forma de funcionar,
Excluir muitas crianças

O Acaia sabe que não sabe como o seu público
Lê as normas impostas,
Portanto entre as regras
e seu cumprimento
Deve haver muita delicadeza
Os educadores tem que aprender a lidar com suas ansiedades
Tem que ter coragem de experimentar
Tem que ter segurança para discutir e defender suas ideias
Tem que olhar mais para a criança do que para si próprio

Escolas concentram e aceleram a aquisição de conhecimento
O Acaia se preocupa em criar possibilidades para que as crianças
Tenham a chance de desenvolver condições para crescer e aprender
O Acaia não é uma escola.

Elisa Bracher, 2011