Sobre a escola

Nossa História

O ateliescola acaia foi criado a partir de uma experiência de 18 anos de trabalho com as comunidades da Linha, do Nove e Cingapura Madeirite.

Percebemos que as crianças que fazem parte desse grupo social, não tem possibilidade de apoio familiar para realizar suas tarefas, não desenvolveram mesmo em idades equivalentes a 4ª, 5ª ou 6ª séries escolar, uma vida com rotina, não tem o hábito de dormir tranquilamente e por mais de 5 ou 6 horas por dia, não tem o hábito de alimentação regular.

Pois bem, para essas crianças foi criado o ateliescola acaia.

Percebendo a necessidade de um trabalho especial, não só no que diz respeito às práticas de sala de aula, mas no que diz respeito aos aspectos gerais de cuidados da vida, tais como:

  • Trabalhar a rotina.
  • Trabalhar o desenvolvimento da prática da rotina.
  • Trabalhar a alimentação e aspectos da higiene pessoal.

Além de trabalhar, a percepção da família em relação a necessidade de desenvolvimento das práticas retro citadas.

Além disso, para se desenvolver principalmente o hábito da rotina, a criança precisa ter claramente garantidas: calma, tranquilidade, concentração e uma postura desenvolvida em relação a aprendizagem de novos conhecimentos.

Pois bem, o que é que nos garante que essa criança vai conseguir desenvolver isso, mesmo tendo passado já 5,6, 7, 10 anos da sua vida sem ter desenvolvido esses hábitos iniciais para o desenvolvimento humano?

São as práticas de ateliê. É um misto entre práticas de ateliê e sala de aula.

O que vai ser desenvolvido nos ateliês, ligado ou não ao conhecimento da sala de aula é o ambiente que proporcionamos para que se desenvolva:

  • a prática de rotina de observação do outro;
  • de observação de si próprio;
  • de escuta do outro; e,
  • de percepção do seu próprio ritmo de adequação.

Todas essas coisas podem parecer complexas, mas são absolutamente naturais em crianças que fazem parte de grupos sociais com rotina organizada.

O Ateliê Acaia entendeu depois de 18 anos de trabalho, que crianças desse grupo social, só serão capazes de desenvolver aprendizagem e conhecimento, se tiverem dentro da escola a possibilidade de uma aprendizagem ampla.

Não nos parece que o Estado está capacitado para criar uma escola com essas características. Principalmente, porque é muito difícil para o Estado, que a rede de proteção da criança trabalhe de forma integrada. Casos difíceis, que envolvem o judiciário e o Conselho Tutelar, saúde, saúde da família, em especial a psiquiátrica, a integração é muito complexa.

Quando a criança ingressa no ateliescola acaia está sujeita a uma avaliação global da sua situação e a um encaminhamento global. Daí a necessidade de um apoio forte de saúde e jurídico.

Elisa Bracher

 

 

 

Assim, em 2017 tiveram início as aulas no ateliescola acaia com 87 alunos, sendo 21 alunos na Educação Infantil e 66 alunos no Fundamental 1, do 1º ao 4º ano.

O funcionamento foi autorizado pela Portaria DRE-101 de 09/11/2016 da Diretoria de Ensino – Região Centro-Oeste.

Horário : das 7 horas às 17 horas. Durante esse período, as aulas regulares interagem e se completam com as atividades do Ateliê Acaia, nas oficinas de marcenaria, música, capoeira, arte, vídeo.

Refeições oferecidas diariamente:

  • café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Higiene corporal e bucal – também fazem parte do programa diário.







 


Equipe

Direção
Maria Esther Pacheco Soub

Secretária
Iara Faria Bárbaro

Corpo Docente
Ana Maria Leite
Enio Alex Assumpção
Flávia Fernanda Schaefer Siqueira
Juliana Cristina Diniz
Karina Santos da Silva
Luiz Gustavo Gomes de Souza Rocha
Renata Ferreira Ventura
Ynaiá de Paula Souza Barros