História

Em 2006, com o objetivo de criar uma área de preservação ambiental no entorno da lagoa Baía Vermelha, em Corumbá, MS, Teresa Cristina Ralston Bracher adquiriu as áreas das fazendas das margens. Percebeu que muito mais poderia ser feito para o desenvolvimento socioambiental da comunidade. Contratou Isabel Villalobos, agrônoma com experiência em meio ambiente e, juntas, deram início à prospecção para entender melhor a região. Em um ano, foram realizadas mais de cem entrevistas com diversos atores sociais.

  
Contexto

Contexto Geográfico

O Pantanal é uma das maiores planícies inundáveis da Terra, sendo considerado Patrimônio Natural pela Constituição Brasileira (1988) e Reserva da Biosfera pela UNESCO (2000). Planície sedimentar, com inundações periódicas, localiza-se no centro da América do Sul, integrando a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, compartilhado por Brasil, Bolívia e Paraguai.

Contexto Social

Em resposta às carências da população ribeirinha do Pantanal, identificadas em extenso estudo socioambiental realizado em 2006/2007, o Acaia Pantanal implantou em 2008 atividades socioeducativas voltadas à população residente na região do Pantanal compreendida entre a Baia do Castelo e a Serra do Amolar.