Atividades
Escola e Oficinas Jatobazinho

A Escola Jatobazinho e as Oficinas Jatobazinho são atividades distintas porém integradas e compõem um conjunto uno e articulado sustentado por uma proposta pedagógica construtivista-sócio-interacionista. Este conjunto de atividades funciona em regime de alternância – que mescla períodos bimestrais em regime de internato na escola com períodos quinzenais em casa. Apenas desta forma muitas crianças ribeirinhas podem frequentar a escola uma vez que a grande distância e o difícil acesso às moradias inviabiliza o ir e vir diário à escola.

A Escola é conhecida também como Escola Municipal Rural Polo Paraguai Mirim Extensão Jatobazinho, pois é fruto de parceria público privada entre o Acaia Pantanal e a Secretaria de Educação do município de Corumbá/MS. O Acaia Pantanal disponibiliza gratuitamente aos alunos ribeirinhos uma completa estrutura de ensino enquanto a Secretaria de Educação garante a contratação dos professores, ajuda com alimentos e combustível de geradores. A parceria confere ao Acaia Pantanal grande autonomia na gestão pedagógica da escola.

A Escola Jatobazinho oferece ensino fundamental I através de classes seriadas, de 1º a 5º ano, e tem como suporte a assessoria pedagógica e os recursos didáticos da Fundação Bradesco para desenvolvimento do conteúdo formal. Com a consultoria pedagógica de Silvia Juhas este trabalho de formação é complementado e detalhado no dia a dia.

No contra turno é oferecida uma base diversificada estruturada em diferentes oficinas, constituindo as Oficinas Jatobazinho. Nas oficinas são trabalhadas, através da metodologia de projetos, habilidades e competências exigidas na vida cotidiana e para o exercício da cidadania com ampliação de repertório cultural, desenvolvimento da sociabilidade e debate de valores. Neste espaço estimula-se a integração entre o saber acadêmico e o universo cultural e artístico, através de encontros com organizações e profissionais de destaque em seu campo de atuação.

A rotina da Escola e Oficinas Jatobazinho é bastante intensa durante a semana. Os alunos residem na escola e, em paralelo à agenda de atividades pedagógicas possuem também uma agenda recreativa. A Sala de Leitura e Brinquedoteca, o campo de futebol, a piscina e a mangueira fazem a alegria dos alunos em momentos de lazer. Nas noites de sexta-feira o cinema é um dos programas mais aguardados. Aos finais de semana os alunos voltam para suas casas com o barco escola, transporte disponibilizado pela Secretaria de Educação de Corumbá.

 

Missão

“Propiciar um ambiente que desenvolva, a partir da realidade, novas/ outras formas de pensar e conhecer o mundo para ampliar as perspectivas individuais e coletivas”

Formação de Educadores

Desde sua instituição o Acaia Pantanal dedicou grande esforço à formação de educadores para a prática docente e facilitação em oficinas socioeducativas.

Reconhecendo o diferencial do trabalho desenvolvido na formação de educadores o Acaia Pantanal abriu, a partir de 2013, a possibilidade de participação de outras escolas e organizações voltadas à educação. Este projeto passou a se chamar Comunidade de Aprendizagem e vigorou até o ano de 2015.

A partir de 2016 reconhecemos a necessidade de voltarmos às origens e focarmos os estudos e reflexões nas especificidades da Escola e Oficinas Jatobazinho. A esta nova proposta de formação teórica e em serviço de professores, monitores, residentes pedagógicos e estagiários denominamos Formação de Educadores.

A Formação de Educadores é uma atividade caracterizada por um curso livre e dimensionado para a realidade de uma escola que integra formação curricular com oficinas socioeducativas, totalizando 224 horas de formação teórica e prática, 136 de formação em serviço dedicada a projetos específicos como Educador Cultural, Estudos Pedagógicos Coletivos, Artigo Científico e Concurso, além 34 horas de supervisão pedagógica à distância para apoio ao planejamento semanal e atividades avaliativas. Participaram deste trabalho professores, monitores, estagiários e residentes pedagógicos.

Alunos de Bodoquena

O Acaia Pantanal estimula seus alunos a darem continuidade aos estudos para além do 5º ano do ensino fundamental, quando se formam no ensino fundamental I da Escola Jatobazinho.

Uma importante parceria, consolidada desde 2010 é com a Escola de Bodoquena da Fundação Bradesco.

A Escola

A Escola de Bodoquena situa-se no município de Miranda/MS e dista cerca de 4 horas do centro de Corumbá.

Alunos Ribeirinhos

Para os alunos ribeirinhos o desafio logístico é ainda maior pois como moradores da beira do rio enfrentam uma jornada mais longa além da dificuldade com disponibilidade e custo do transporte fluvial. Para garantir a continuidade dos estudos o Acaia Pantanal disponibiliza suporte social e logístico a ex-alunos que optam por estudar na Escola de Bodoquena, da Fundação Bradesco.

Relações com a Comunidade

A atividade desenvolve importantes frentes de trabalho com as famílias ribeirinhas através de acompanhamento, orientação e realização de ações socioeducativas. As ações são desenvolvidas por equipe constituída por uma educadora social e uma arte educadora.

Os trabalhos exigem grande planejamento e investimento pois, para contato com a população ribeirinha, é preciso navegar grande distancias.


Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Uma importante ação é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Dentre outros objetivos, visa contribuir para a inserção, reinserção e permanência das crianças ribeirinhas no sistema educacional. Nas visitas às famílias ribeirinhas são realizadas rodas de conversa, palestras, discussão de vídeos e distribuição de material de orientação.

Na área da arte-educação são realizadas oficinas socioeducativas (culinária, costura, bordado, tear e crochê) voltadas às mulheres ribeirinhas com projetos de formação e geração de renda com ênfase na cultura pantaneira.

Atividades Complementares

O Acaia Pantanal é importante referência logística na região, o que estimula alianças e parcerias estratégicas com órgãos públicos, organizações da sociedade civil e iniciativas que atuam na área.

 

Parceria com a Marinha do Brasil

O Acaia Pantanal mantém parceria com a Marinha do Brasil para atendimento médico e odontológico a alunos e funcionários, realizados em visitas bimestrais do Navio Hospital Tenente Maximiliano.

Apoio ao Centro de Estudar Acaia Sagarana

Uma ação que já se tornou uma tradição é o apoio à atividade de Estudo do Meio do Centro de Estudar Acaia Sagarana, do Instituto Acaia. Um grupo de 40 alunos e professores com o apoio logístico do Acaia Pantanal visita diversas organizações do município de Corumbá, públicas e privadas, ligadas à educação e proteção ambiental ao longo do rio Paraguai e entra em contato com ribeirinhos da região.

RPCSA - Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar

O Acaia Pantanal participa da RPCSA – Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, que representa a união de esforços de instituições privadas, governamentais e organizações da sociedade civil para atuar de forma conjunta na proteção da região da Serra do Amolar – junto aos demais membros: Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, Fundação Ecotrópica, Instituto Homem Pantaneiro, RPPN Engenheiro Eliezer Batista e Fazenda Santa Tereza. A gestão é feita pelo Instituto Homem Pantaneiro e o Acaia Pantanal tem participação ativa colaborando com recursos e logística.