Curso

Sobre o Curso


Em parceria com escolas públicas da região, o Centro de Estudar Acaia Sagarana oferece anualmente 36 vagas aos alunos do último ano do Ensino Médio para o curso anual que visa fortalecer as competências necessárias aos estudos, como ampliar sua autonomia para estudar, seu vínculo com o conhecimento e sua capacidade de gestão do próprio processo de aprendizagem, ferramentas essenciais para seguir estudando em uma faculdade de excelência. Além das aulas regulares, os alunos contam com acesso à Internet e uma biblioteca com livros acadêmicos, de literatura e didáticos, jornais e revistas.

Aos sábados as atividades são diversificadas incluindo estudos do meio, visitas a museus, cinemas, teatros, exposições e palestras de profissionais convidados a compartilhar suas experiências. Assim como as aulas de maneira geral, essas atividades ajudam os participantes a criarem uma nova relação com o conhecimento.

Funcionamento

Aulas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química, de segunda a sexta-feira das 18:00 às 22:30 e aos sábados, das 8:30 às 17:00. Os alunos também têm acesso à sala de aula e aos materiais e equipamentos para estudar a partir das 14 horas. 

A carga horária semanal é de 28 horas de aulas e atividades, durante 06 dias na semana.

Na sala de aula há computadores e notebooks conectados à Internet disponíveis para uso dos alunos, tanto em aula como no período de estudo autônomo à tarde.

Processo Seletivo


As vagas para o curso do CE Acaia Sagarana são oferecidas às escolas estaduais da região nas quais realizamos uma apresentação para a direção, coordenação e equipe docente, e depois para os alunos. Os interessados passam por um processo seletivo em três etapas.

A primeira fase é composta por duas provas que pretendem avaliar o domínio de algumas habilidades de leitura e de algumas habilidades básicas de Matemática. Uma delas é composta por testes de múltipla escolha; a outra (realizada em uma data diferente) compõe-se de questões dissertativas e uma redação. 

A segunda fase do processo de seleção é uma entrevista em grupo, realizada na sede do Instituto.

 

Parceria com o Anglo


No Anglo Vestibulares, parceiro do Centro de Estudar Acaia Sagarana, os alunos participam do concurso anual de bolsas ao final de cada ano letivo. Aqueles que atingem a média estipulada e são selecionados, recebem bolsa integral no curso extensivo para o ano seguinte e devem ter disponibilidade de período integral para o curso vestibular e para os estudos extraclasse.

A parceria entre o Anglo Vestibulares e o CE Acaia Sagarana envolve um total de 20 bolsas integrais de estudo anuais. As vagas que não são preenchidas pelos egressos do Centro de Estudar são oferecidas a outros alunos que tenham necessariamente estudado em escolas públicas e prestado a prova do concurso de bolsas do Anglo, tendo obtido a nota mínima.